Existem determinados aparelhos que tomamos como garantidos, esquecendo-nos, frequentemente, da genialidade que gerou a sua invenção.
A batedeira, utensílio indispensável em qualquer cozinha, nem que seja só para fazer o chantilly que vai acompanhar os primeiros morangos do ano sempre necessitados de acessório doce, proveio da mente bilhante do Engenheiro Herbert Johnson. Primeiramente trava-se de um aparelho manual, só em 1915 vieram a ser comercializados 80 exemplares industriais motorizados.
Diz-se que, em 1918, a mulher de um executivo americano estava a testar um dos primeiros modelos experimentais para o lar e disse “é a melhor ajuda na cozinha” (no original “it's the best kitchen aid”) e, assim, nasceu a marca KitchenAid que revolucionou o mundo da culinária ao comercializar os primeiros modelos de batedeiras para casa em 1919. As primeiras KitnchenAids eram tudo menos práticas e até bastante dispendiosas, uma vez que pesavam cerca de 30Kg e custavam $189,50 (à volta de $2.000 nos dias de hoje). Tudo mudou em 1936 quando o disigner industrial Egmont Ahrens redesenhou a KitchenAid dando-lhe o seu aspecto icónico, muito semelhante ao actual, e reduzindo-lhe o preço para $55,00.
Ainda hoje a marca KitchenAid é lider de mercado, seguida pela concorrente Sunbeam e a sua MixMaster. Na Europa a batedeira mais famosa é a Kenwood Chef, existente desde os anos 60.
Pode encontrar o modelo da fotografia no El Corte Inglés, o preço é de 519€. Veja também a oferta do site www.pixmania.com e como variam os preços conforme a cor desejada (desde 399€).
Para fazer na sua batedeira... receita de Chantilly:
-250g de nata
-2 colheres de sopa de açúcar
Bater os ingredientes até formar um creme espesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário